1. Remexa a terra para deixá-la fofa. Enquanto estiver fazendo isto, misture adubo orgânico.
2. Retire todas as impurezas: ervas daninhas, raízes mortas, torrões de terra seca.
3. Para melhorar a qualidade do solo, você pode fazer uma mistura básica. Misture uma porção de areia, com uma porção de terra e uma porção de terra vegetal. Para cada 5 litros de mistura básica, acrescente: 1 colher de sobremesa de farinha de ossos, uma colher de sobremesa de farinha de peixe e uma colher de sobremesa de nitrato de potássio.
4. Adicione a mistura a sua terra e mexa bastante.
5. Para corrigir ainda mais o solo, acrescente areia em solos argilosos e compactos ou terra em solos arenosos.
6. Escolha as plantas de acordo com o tipo do seu jardim: se bate sol ou fica mais na sombra, se é grande ou pequeno, etc. Peça ajuda ao seu fornecedor de mudas.
7. Para plantar as mudas, faça um buraco de bom tamanho, retire o plástico da muda e coloque o torrão dentro do buraco. Coloque aquela mistura básica em torno do torrão.
8. Para plantas com caules finos e altos, coloque um bambu ou um cabo de vassoura para apoiar a planta. Amarre delicadamente a planta ao bambu (estaqueamento).
9. Para regar suas plantas, dê preferência para as primeiras horas do dia. Evite molhá-las quando o sol estiver forte.
9.1. Para vasos com plantas com caule regue por cima com um regador fino até que a água saia pelo furo da drenagem do vaso.
9.2. Para vasos com plantas que cubram toda a superfície do vaso, encha de água o prato que fica sob o vaso.
9.3. Para jardins e canteiros use mangueiras com irrigadores de pressão.
10. Sempre retire as folhas secas, murchas e doentes, com uma tesoura de poda. Deixe as flores murchas pois elas viram frutos.
11. Combate as pragas, pulverizando inseticidas vendidos nas casas do ramo.
12. Quando as raízes atingem um tamanho muito grande para o vaso que estão ocupando, você tem que mudá-la para um vaso maior. Solte a planta do vaso antigo com a ajuda de uma pá. Segure firme o caule e bata com a vaso na beirada de uma mesa para que o torrão se solte. Replante como ensinado no passo 7.
terça-feira, 22 de janeiro de 2013
Abóboras de todos os tipos
Adorei as duas ideias com abóbora. A primeira foto, na verdade, já são duas boas ideias: Para quem tem área externa e faz almoços ao ar livre, vale a pena colocar um ilhós nas pontas das toalhas, aí pode ventar à vontade. Pendure alguma coisa pesada nas quatro pontas e pronto, a toalha fica no lugar. Aqui no caso, duas mini morangas. Já a segunda foto, as abóboras do tipo menina, foram cortadas e sem o miolo, viraram vasos bem simpáticos.
Dicas !
Água – O ideal é regar uma vez por dia, logo no início da manhã ou no fim da tarde. A terra não pode ficar totalmente seca. Se você mora em andares mais altos, irrigue mais, pois o vento resseca mais o solo.
Plantio - Não plante muitas mudas diferentes no mesmo canteiro. Junte as que têm necessidades parecidas, como os temperos (salsinha e cebolinha; alecrim e manjericão) ou legumes (cenoura e beterraba) da mesma família.
Plantio - Não plante muitas mudas diferentes no mesmo canteiro. Junte as que têm necessidades parecidas, como os temperos (salsinha e cebolinha; alecrim e manjericão) ou legumes (cenoura e beterraba) da mesma família.
Arranjo individual
Tem coisa melhor do que uma mesa bem posta? A comida fica até mais gostosa, aqui, ao invés de um arranjo central, cada prato ganha uma espécie de mimo, uma mini planta embalada em um guardanapo. Com flores coloridas também ficaria lindo.
Flores cítricas
Parece que deu o maior trabalho, mas na verdade, esse arranjo é superfácil de fazer. Uma jarra de suco vira o vaso, dentro dela um cilindro onde vão as flores e entre os dois vidros. Lindo né ?!
CASA & DECORAÇÃO | MINI HORTAS
Não sei você, mas eu acredito que mini hortas são uma boa opção para quem tem pouco espaço, vive em apartamento, por exemplo, e tem vontade de cultivar hortaliças.
Dia desses estive em uma casa onde a pessoa cultivava alface na varanda! Em garrafas pet! Achei fantástica a ideia e resolvi compartilhar algumas sugestões, especialmente com quem realmente gosta de plantas, mas não tem uma alternativa a não ser apreciar hortaliças em geral na casa dos outros ou na feira.
Todo mundo pode utilizar a criatividade para encontrar meios para o plantio, assim, você pode economizar tempo e dinheiro quando precisar de temperos ou verduras que a gente encontra só no supermercado.
A única dica que dou é plantar na varanda ou em um local onde há presença da luz do sol. Dessa forma as plantas crescem com muito mais saúde e viçosidade. Outra alternativa prática é colocá-las no jardim de inverno. Em aguns casos você pode ousar mais com a ajuda de um arquiteto. Veja:
O que fazemos?
A nossa empresa é capaz de realizar cada projeto, desde os mais sofisticados aos mais simples. Venha nos conhecer em nossa sede para que nossos excelentes arquitetos possam te ajudar a colocar sua personalidade em seu pequeno espaço para que seja cada vez mais lindo além de possibilitar uma grande variedade a todos de sua família!!!!!!
Fazemos belos trabalhos com artesanato sem a obrigação de cuidar todos os dias com nosso mecanismos de regação ou a nossa ajuda em sua residência, com um profissional especializado em cada planta!!!!
Fazemos belos trabalhos com artesanato sem a obrigação de cuidar todos os dias com nosso mecanismos de regação ou a nossa ajuda em sua residência, com um profissional especializado em cada planta!!!!
Mini-horta em garrafa pet
Existem ideias que merecem ser divulgadas! Essa com certeza é uma delas. Thamara, a minha companheira de consultório, compartilhou comigo a brilhante ideia de fazer uma mini-horta em garrafas pet. Pra quem mora em locais onde só existe concreto, e não há espaços para plantar, é perfeito! Além de retirar do meio ambiente garrafas pet que seriam apenas mais lixo, essa mini horta nos permite ter ao alcance temperos sem nenhuma adição de agrotóxicos (o que é muito mais saudável e saboroso).

É só fazer uma abertura horizontal na garrafa, acrescentar terra e um pouco de adubo. É bom fazer também pequenos furos no outro lado da garrafa para permitir que a água escorra, evitando que sua hortaliça morra encharcada. Depois é só prender a garrafa em uma grade, portão, ou algo assim, que em quase todo apartamento tem e geralmente não tem outra função a não ser a de segurança. Na foto acima foi plantado o coentro, e na imagem seguinte podemos observar o agrião.
Fica aí a ideia, como sempre digo "adoro tudo que é ecologicamente correto", espero que vocês também gostem e façam. Dessa forma dá pra plantar manjericão, cheiro verde, alecrim e muito mais! Fica a seu gosto.
Aproveitando a oportunidade gostaria de levantar também a bandeira do alimento orgânico. No livro "Comer bem! Como?", as nutricionistas Patrícia Bittencourt e Paula Ribeiro dizem que "o alimento orgânico é muito mais do que um produto sem agrotóxico. É o resultado de um sistema de produção agrícola que busca manejar de forma equilibrada o solo e demais recursos naturais como água, plantas, animais, insetos etc. Ao consumir orgânicos você não leva apenas saúde para sua mesa, mas também torna-se parceiro do agricultor e viabiliza a expansão de uma agricultura sadia." APOIADO!
SIMPLES ASSIM!
Mini-Hortas

Não é por falta de espaço que você vai deixar de ter temperos e ervas medicinais e porque não, alguns tipos de verduras e legumes fresquinhos, sem agrotóxicos e sempre à mão. Você pode cultivar vários temperos em casa, como : manjericão, manjericão roxo, manjerona, pimenta , salsinha, salsinha crespa, salsão, salvia, perfume fantasy tomilho, cebolinha, óregano, alecrim, coentro, estragão. E também chás: hortelã, capim limão, erva cidreira,erva doce. E plantas medicinais: "doril","novalgina", boldo, mastruz, babosa, cavalinha, alfazema (aliás, quer manter a casa inteira perfumada? espalhe vasinhos de alfazema pela casa toda!). E verduras e legumes: alface, alface crespo, alface americano, tomate, tomate cereja, pimentão ,rabanete, cenoura.
Vida Verde
como fazer sua mini hortas em pequenos espaços ?
Não é preciso muito espaço para fazer uma horta em casa. É só ter vontade e algum lugarzinho onde bata sol por algumas horas do dia e sua horta já pode começar. Nesse post vamos dar algumas dicas de como fazer uma horta dentro de sua casa.
O ideal para apartamentos e espaços pequenos é ter uma horta de temperos, pois eles geralmente se adaptam melhor a canteiros. Algumas espécies são indicadas, por exemplo: alecrim, manjericão, estragão, camomila, capuchinha, cebolinha, erva cidreira, hortelã, orégano, pimenta-dedo-de-moça, salsinha e sálvia. Eu mesma nunca consigo manter uma planta viva por muito tempo, mas já plantei algumas dessas e posso garantir que não dão quase nenhum trabalho. Para fazer seu canteiro Você vai precisar de algumas coisas : um vaso grande ou uma jardineira (pode ser de plástico ou de barro), terra, húmus de minhoca ou você pode usar o adubo orgânico que ensinamos no post anterior sobre compostagem e algumas mudas de ervas de boa procedência. Não se esqueça de dar um bom espaço entre uma muda e outra, assim elas podem crescer livremente.
Mas como saber quando regar? A rega depende muito do tipo de vaso. Vasos de barro são mais porosos e por isso secam mais rapidamente. Para lugares de muito vento, recomendam-se vasos de resina. Eles imitam o barro e, apesar de não serem tão bonitos, são mais leves e seguram melhor a umidade. A herborista Sabrina brinca que a melhor medição para a rega ainda é o “dedômetro”: coloque o dedo na terra, se estiver úmida, está bom, se estiver seca, precisa ser regada?”. O ideal é que se adube a terra a cada 30 dias, você deve colocar o adubo afastado do caule e regar logo em seguida, é bom também revolver a terra para que não haja perda por oxidação quando o sol bater. É sempre bom também manter o hábito de podar, deve-se evitar a presença de folhas secas na planta pois elas atraem fungos e bactérias que podem acabar com a sua horta.
Procurando por aí acabei encontrando também algumas “engenhocas” que tentam driblar a falta de espaço do nosso mundo atual. Nos EUA, por exemplo, o agricultor Bill Arquit criou esse jardim em forma de escada que permite ter uma horta completa, com mais de 55 plantas. Ele mede em torno de 1,15m² e permite cultivar plantas organicamente. O jardim urbano ainda é vendido somente lá e custa em torno de 250 dólares. Mas pra quem tem uma noção de marcenaria já dá pra ter umas ideias do que fazer em casa.
Como solução relativamente menor, e é claro menos completa, o arquiteto francês Patrick Nadeau desenvolveu uma mini-horta urbana. deal para quem sofre com a falta de espaço, esta mini-horta urbana cheia de design é composta por suportes metálicos que suportam três baldes de poliéster revestidos com PVC impermeável (48 x 10 x 22) e com capacidade para até um litro. Cada um dos baldes é vendido com bolas de argila e um sistema especial de drenagem, sendo perfeito para quem vive num apartamento de cidade, sem hipótese de alugar uns metros quadrados para plantar os seus vegetais favoritos.
Então, pode parar de reclamar por falta de espaço, porque o que não faltam são soluções. E aí vai mais uma foto só pra lembrar que qualquer lugar é lugar.
Vida Verde
como fazer sua mini hortas em pequenos espaços ?
Não é preciso muito espaço para fazer uma horta em casa. É só ter vontade e algum lugarzinho onde bata sol por algumas horas do dia e sua horta já pode começar. Nesse post vamos dar algumas dicas de como fazer uma horta dentro de sua casa.
O ideal para apartamentos e espaços pequenos é ter uma horta de temperos, pois eles geralmente se adaptam melhor a canteiros. Algumas espécies são indicadas, por exemplo: alecrim, manjericão, estragão, camomila, capuchinha, cebolinha, erva cidreira, hortelã, orégano, pimenta-dedo-de-moça, salsinha e sálvia. Eu mesma nunca consigo manter uma planta viva por muito tempo, mas já plantei algumas dessas e posso garantir que não dão quase nenhum trabalho. Para fazer seu canteiro Você vai precisar de algumas coisas : um vaso grande ou uma jardineira (pode ser de plástico ou de barro), terra, húmus de minhoca ou você pode usar o adubo orgânico que ensinamos no post anterior sobre compostagem e algumas mudas de ervas de boa procedência. Não se esqueça de dar um bom espaço entre uma muda e outra, assim elas podem crescer livremente.
Mas como saber quando regar? A rega depende muito do tipo de vaso. Vasos de barro são mais porosos e por isso secam mais rapidamente. Para lugares de muito vento, recomendam-se vasos de resina. Eles imitam o barro e, apesar de não serem tão bonitos, são mais leves e seguram melhor a umidade. A herborista Sabrina brinca que a melhor medição para a rega ainda é o “dedômetro”: coloque o dedo na terra, se estiver úmida, está bom, se estiver seca, precisa ser regada?”. O ideal é que se adube a terra a cada 30 dias, você deve colocar o adubo afastado do caule e regar logo em seguida, é bom também revolver a terra para que não haja perda por oxidação quando o sol bater. É sempre bom também manter o hábito de podar, deve-se evitar a presença de folhas secas na planta pois elas atraem fungos e bactérias que podem acabar com a sua horta.
Procurando por aí acabei encontrando também algumas “engenhocas” que tentam driblar a falta de espaço do nosso mundo atual. Nos EUA, por exemplo, o agricultor Bill Arquit criou esse jardim em forma de escada que permite ter uma horta completa, com mais de 55 plantas. Ele mede em torno de 1,15m² e permite cultivar plantas organicamente. O jardim urbano ainda é vendido somente lá e custa em torno de 250 dólares. Mas pra quem tem uma noção de marcenaria já dá pra ter umas ideias do que fazer em casa.
Como solução relativamente menor, e é claro menos completa, o arquiteto francês Patrick Nadeau desenvolveu uma mini-horta urbana. deal para quem sofre com a falta de espaço, esta mini-horta urbana cheia de design é composta por suportes metálicos que suportam três baldes de poliéster revestidos com PVC impermeável (48 x 10 x 22) e com capacidade para até um litro. Cada um dos baldes é vendido com bolas de argila e um sistema especial de drenagem, sendo perfeito para quem vive num apartamento de cidade, sem hipótese de alugar uns metros quadrados para plantar os seus vegetais favoritos.
Então, pode parar de reclamar por falta de espaço, porque o que não faltam são soluções. E aí vai mais uma foto só pra lembrar que qualquer lugar é lugar.
domingo, 20 de janeiro de 2013
sexta-feira, 18 de janeiro de 2013
Sugestões de mini hortas
Dicas
para lembranças
Você acha que é caro esse benefício para sua casa???

Mini - Horta feita com sapateira
Aqui está uma dica bem legal de reciclagem, uma Mini-Horta feita com sapateira (porta-calçados) que não ocupa espaço por ficar na vertical
.

Essa é uma das preocupações da LotusTer canteiros sustentáveis com hortaliças e temperos em casa é uma maneira de consumir somente o necessário, que vai estar perto e sempre fresco. Já imaginou que uma parte de seus alimentos pode vir de um modo de produção ambientalmente amigável? Sua casa pode ficar mais ecológica e ainda ganhar um charme! Todos estão querendo saber um pouco mais sobre o meio ambiente e praticar ações relacionadas com ele. As hortas sustentáveis possibilitam ver um resultado rápido e palpável das atividades com o meio ambiente, além de reproduzir um "microcosmo" do ecossistema. A presença constante de uma horta é educativa, pois permite vivenciar os ciclos dos vegetais na germinação, no crescimento, na produção e na colheita. Ela nos ensina a cuidar de nós. Essa prática nos ajuda a perceber que tudo é cíclico, interdependente e que o equilíbrio do meio ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta
Pra quem gosta de
uma maneira ecológica de presentear alguém, abuse da criatividade. Conheça aqui
uma boa opção!

Você acha que é caro esse benefício para sua casa???
Quem pensa
assim está enganado! Para ter esses benefícios das mini hortas em sua casa, não
é preciso desembolsar muito dinheiro, é super barato e cabe no bolso de
qualquer pessoa. Além de ser barato, ainda supre as suas necessidades, com
temperos sem agrotóxico, fresco e quer melhor do que você saber que foi
cultivado por você em sua própria residência?
Acho que não!
Acho que não!

Designer moderno no seu apartamento
Para
quem está em busca de uma aparência mais moderna e que deixa seu apartamento
com ar mais ampliado, pode opinar por fazer as mini hortas com vasos de barro
ou de madeira (MDF) customizada do seu gosto. E dessa forma também estaria
fazendo uma opição ecológica, pois, esses vasos pode ser de várias formas e
cores que seriam descartados por não terem mais utilidade nenhuma. O seu
apartamento ou casa agradece por estar sendo decorada de uma forma moderna e o
melhor, que é ajudando o planeta.

O que fazer para diminir o lixo??
Atualmente o mundo está vivendo um caos. De 5 anos pra cá, teve um aumento de
lixo, considerado absurdo para uma família de 3 pessoas. Para tentar amenizar
essa situação, foi criado a reciclagem, método que usamos para diminuir esse
lixo. São reutilizados as garrafas pets para fazer vasos para mini hortas em
pequenos espaços. As mini hortas nos beneficia com temperos frescos e também
com um ar moderno em sua casa ou apartamento.
.

Saber reutilizar objetos que
não tem mais alguma utilidade, é uma boa ideia! Agora podemos deixar o pequeno
espaço de sua casa com uma aparência agradável, apenas com objetos que você tem
em casa e não são mais utilizados...
Falta de espaço não é motivo para desistir de ter uma horta em casa e, principalmente, em apartamento. Das ervas às mudas de frutíferas, quase tudo pode ser plantado em lugares com pouco solo. Inspire-se nos exemplos
O educador Cláudio
Oliver morou 11 anos em um apartamento que tinha uma pequena jardineira fixa do
lado de fora da janela. Inicialmente, a terra que estava ali era bem degradada.
"Fui incorporando matéria orgânica da cozinha, algumas minhocas e logo
tinha uma bela terra preta", diz. Começou com um pé de tomate, para testar
e logo adicionou morangos, alface, rúcula e até cenouras à jardineira.
Apesar de morar em casa, a agrônoma Susana Emm utiliza vasos. "Evitam que minhas plantas sejam pisoteadas ou alvo das necessidades dos meus seis cachorros", diz. Ela tem jaboticabeira, pitangueira, amoreira, manjericão, alecrim e tomate-cereja nos vasos, além de uma mini-horta hidropônica (que usa água em vez de terra) de hortaliças. "Uma horta, mesmo míni, exige atenção diária, pois as pragas surgem, as plantas precisam de água, outras carecem de poda", diz.
A professora de literatura Denise Rangel adentrou o mundo das hortas com uma jardineira de temperos na sacada de seu antigo apartamento. No início as coisas cambalearam. "Coloquei sementes demais em um único vaso e não sabia que tinha que adubar sempre a terra", diz. Mas criou truques. "Enterro cascas de frutas e legumes, ótimo adubo." Denise mudou-se, não tem mais sacada. Posicionou as jardineiras próximas à janela da área de serviço. Recomenda muito o uso de canteiros portáteis. "Mudei-me de apartamento duas vezes e levei minha horta comigo, diz.
Apesar de morar em casa, a agrônoma Susana Emm utiliza vasos. "Evitam que minhas plantas sejam pisoteadas ou alvo das necessidades dos meus seis cachorros", diz. Ela tem jaboticabeira, pitangueira, amoreira, manjericão, alecrim e tomate-cereja nos vasos, além de uma mini-horta hidropônica (que usa água em vez de terra) de hortaliças. "Uma horta, mesmo míni, exige atenção diária, pois as pragas surgem, as plantas precisam de água, outras carecem de poda", diz.
A professora de literatura Denise Rangel adentrou o mundo das hortas com uma jardineira de temperos na sacada de seu antigo apartamento. No início as coisas cambalearam. "Coloquei sementes demais em um único vaso e não sabia que tinha que adubar sempre a terra", diz. Mas criou truques. "Enterro cascas de frutas e legumes, ótimo adubo." Denise mudou-se, não tem mais sacada. Posicionou as jardineiras próximas à janela da área de serviço. Recomenda muito o uso de canteiros portáteis. "Mudei-me de apartamento duas vezes e levei minha horta comigo, diz.
Mini - Horta feita com sapateira

Aqui está uma dica bem legal de reciclagem, uma Mini-Horta feita com sapateira (porta-calçados) que não ocupa espaço por ficar na vertical
.


HORTAS SUSTENTÁVEIS
A iniciativa de usar os recursos naturais com
responsabilidade e diminuir o desperdício pode começar em casa com medidas
simples e ao alcance de todos. "Mudando o seu modo de pensar, você muda o
seu cotidiano e vai passando isso para a família, vizinhos, bairro, empresa...
Essa é uma das preocupações da LotusTer canteiros sustentáveis com hortaliças e temperos em casa é uma maneira de consumir somente o necessário, que vai estar perto e sempre fresco. Já imaginou que uma parte de seus alimentos pode vir de um modo de produção ambientalmente amigável? Sua casa pode ficar mais ecológica e ainda ganhar um charme! Todos estão querendo saber um pouco mais sobre o meio ambiente e praticar ações relacionadas com ele. As hortas sustentáveis possibilitam ver um resultado rápido e palpável das atividades com o meio ambiente, além de reproduzir um "microcosmo" do ecossistema. A presença constante de uma horta é educativa, pois permite vivenciar os ciclos dos vegetais na germinação, no crescimento, na produção e na colheita. Ela nos ensina a cuidar de nós. Essa prática nos ajuda a perceber que tudo é cíclico, interdependente e que o equilíbrio do meio ambiente é fundamental para a sustentação da vida em nosso planeta
Casas !
Quem disse que espaço é uma desculpa para não cultivar nossos temperos de cada dia. Olha as dicas que encontramos para você.
Assinar:
Postagens (Atom)